domingo, 17 de maio de 2009

O que o preconceito é capaz!

Presenciamos esta semana algo que verdadeiramente surpreendeu o mundo! Suzan Boyle subiu ao palco de um programa famoso Inglês para cantar. Quando todos a viram não houve uma só pessoa que não tenha achado graça, pois a mulher de 47 anos, mal arrumada e com uma aparência "distinta", dizia que queria ser como a cantora Elaine Paige. Uma cantora profissional. "Nunca me deram uma chance antes, e espero que isso mude, falou a mulher. Ninguém colocava fé na jovem sra., mas ao começar a cantar... Que espetáculo! Esta mulher é dona de uma das vozes mais bonitas que eu já ouvi. Que maravilha! Todos, inclusive os jurados, aplaudiram-na de pé durante e ao término da canção que esta escolhera. Um dos jurados, surpresos com sua voz, disse-lhe: "Sem dúvida esta é a maoir surpresa que eu tive nestes três anos de show!" e com unanimidade conquistou os votos para seguir no programa.

Esta também é nossa realidade, nós julgamos o livro pela capa, se não nos agrada nem chegamos perto, pois esta situação é para aprendermos que todos tem seu interior. Não importa se a pessoa é feia ou bonita, branco ou negro... o que importa é quem somos, é o nosso caráter. Não julguemos as pessoas antes de conhecê-la, pois podemos ter surpresas como esta durante a vida. A Suzan nos mostrou o quanto é capaz de fazer coisas que ninguém acreditava... E estamos vendo agora... Ela está conquistando seus sonhos... Ao contrário do que diz amúsica que ela cantou "a vida matou o sonho que eu sonhei", a vida e os sonhos dela estão se construindo... O preconceito é a pior arma que a pessoa tem pára fazer mal às outras... E eu não sou a favor de armas e você é?

3 comentários:

  1. Noah,
    As pessoas tem medo de lidar com o diferente, lutam contra o estereótipo mas se flagram estereotipando em determinadas situações. Quando eu vi a Susan, nós discutimos no Blogs Educativos há mais de um mês, pouquíssimas pessoas conheciam ainda, eu não me surpreendi pois imaginei que ela seria um show, não me decepcionei com a minha intuição. Fiquei muito feliz com o resultado e isto dá forças para todos entenderem a mensagem do "patinho feio". Muitos de nossos alunos que estão fadados ao fracasso escolar, acumulam insucessos em seus desempenhos pedagógicos, e de repente descobrem não só o talento deles, mas, que a forma como ensinamos e aprendemos a aprender é que pode estar errada.
    Talvez por isso mesmo não me espantei com a Susan, há muita gente como ela por aí.
    Basta sermos mais sensíveis, olharmos e re-olharmos ao redor. Qual tem sido a nossa atitude?

    ResponderExcluir
  2. É verdade Rocio, nós só vemos o que a sociedade nos ensinou a enxergar. Não nos ensinaram a olhar o todo, somente a capa. Por isso o preconceito existe! Muita gente duvidou Barack Obama, quando se candidatou, pudesse vencer as eleições e olha só o que aconteceu!!! "O pobre homem negro nos EUA? Não vai dar certo..." Era assim que muita gente pensava... Surpresa!!! Ele conseguiu rapidamente conquistar muita gente e enfim.. aconteceu... Foi eleito pela primeira vez um presidente negro nos Estados Unidos. O preconceito foi quebrado! E deve ser quebrado todas as vezes que houver alguém que ainda pense deste jeito... O preconceito não vale apena, ele esconde o interior das pessoas...

    ResponderExcluir
  3. Noah, você já ouviu a nova participação da Susan Boyle, na semi-final do programa?
    http://talent.itv.com/videos/playlist/id_25.htm. Caso negativo, não perca tempo e acesse logo.

    ResponderExcluir