sábado, 9 de maio de 2009

Meu Monteiro


Digo meu, pois é meu mesmo, mas meu Monteiro não é aquele escritor famoso... Retrato ele aqui como meu, pois é a pessoa que me insentivou a ler, a aprender a gostar de livros, assim como o verdadeiro Monteiro Lobato foi para muitas pessoas...
O meu Monteiro chama-se Núbio, e ele todos os dias me trazia revistinhas... pra ser mais exata, Turma da Mônica do caloroso Maurício de Souza... Mesmo sem eu saber ler ele as trazia para mim... Não tinha um dia que não tivesse em minhas mãos uma nova revistinha, e eu como se soubesse o que queria dizer aquelas letrinhas, inventava histórias "mirabolantes" que muitas vezes não tinha nada haver com a verdadeira história, mas que tinha sentido com os desenhos...
O meu Monteiro me mostrava e se fosse preciso ele as lia para mim... Eu ia correndo para o quarto e quando voltava, me perguntava os detalhes da história e eu contava... Ele ficava me olhando, me ouvindo contar a minha novidade para ele... Ele já sabia a historinha inteira, pois no ônibus enquanto voltava para casa lia-a inteirinha e mesmo sabendo o que já estava lá, ele tinha maior gosto em me ouvir contar novamente para ele...
Eis meu Monteiro, que até hoje ouve minhas histórias, eis meu "Núbio Lobato" que ainda é meu insentivo de leitura... meu espelho... meu Monteiro é meu pai...
Obrigada pai... Obrigada por tudo...
Hoje eu o ensino uma nova lingua que ele ainda não sabe (a LIBRAS) e presta atenção direitinho... Quem sabe um dia eu não possa ser a Monteiro Lobato dele né?

Um comentário:

  1. Olá Noah!
    Nossos pais e mães tem um significado bastante especial nessa nossa caminhada pela leitura que nos possibilitam viajar e morar dentro dos livros como Monteiro desejou.
    O Brasil não é mais o mesmo após Monteiro Lobato, com suas críticas fundamentadas e desejos que tudo fosse diferente daquele Brasil de 1900.
    Estamos caminhando ainda com muito esforço para fazer com que muitas crianças saibam ler pelo prazer de ler e desejar aprender mais!
    A família é um importante elo dessa corrente.
    Feliz dia das mães - e dos pais que são como o seu, atencioso, leitor e amoroso.

    ResponderExcluir