terça-feira, 27 de julho de 2010

Alfabetização

Já fazia um tempinho que não postava, mas não abandonei esta prática, era tudo por falta de tempo...
Hoje tenho analisado de forma mais eficaz sobre como tem-se alfabetizado as crianças nas nossas escolas...
Há um tempo atrás fiz uma postagem aqui no blog sobre a alfabetização e venho me perguntando ainda sobre este tema. Hoje eu tenho uma turma de alfabetização, sou responsável pelo letramento das minhas crianças. Só quando nós estamos realmente inseridos neste contexto é que podemos nos deparar com a verdadeira realidade. Logo quando assumi a turma me perguntava como fazer, quanta responsabilidade!!!
Estudei diversas práticas para se alfabetizar e agora vejo que não existe um único método, uma única maneira de se ensinar, de letrar uma criança... Há a adequação, um pouquinho de cada metodologia, existem alguns alunos que se adaptam a uma metodologia e outros não, então, para conseguir atingir a turma em sí, é necessário adaptações em cada forma de ministrar a aula... Só não abandonar os textos, pois a criança compreende muito mais rápido quando a palavra estudada está diretamente ligada a algo comum à eles... Não adianta nós trazermos várias palavras, várias formas de escrevê-las se elas não tiverem sentido... pra que aprende a falar mato, mapa, tijolo se estas palavras não estão interligadas entre sí, se eu posso aprender dentro de um texto ou frase... Trabalho bastante comparlendas, pois dá um sentido mais animado e interessante para as crianças. Dentro das palavras que estão no texto as crianças aprendem as famílias, pois também não devemos desconsiderar como a família está auxiliando em casa... Não adianta a escola ensinar de outro jeito e a família de outro, a escola não deve abandonar isso e trazer um pouco deste cotidiano pera a sala de aula... Se a família ensina através do ba, be, bi, bo, bu não demos dizer que está errado, pois a criança está aprendendo desta forma também, pode-se então trazer um pouco disso para a sala, que é o que faço... Não trabalho a soletração em sí, mas dentro de um contexto, as sílabas formam palavras e é através destas sílabas que montamos novas palavras. Brincamos com as letras, retiramos um pouquinho de uma palavra para montar outras e assim as crianças se divertem e aprendem...
Gostaria de sugestões para minhas aulas, pois não sei de tudo de tomas as formas... Idéias novas são sempre bem vindas...

Um comentário:

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